sábado, 9 de fevereiro de 2008

Os verdadeiros patriotas

Mais uma vez, escrevo para defender uma causa, na verdade um grupo. O grupo de brasileiros patriotas que são muitas vezes injustiçados e vistos como "aqueles que odeiam o país". Conversando com um grande amigo meu, também professor, listamos várias razões pelas quais os verdadeiros patriotas não são os jogadores de futebol e seus fãs (para ser honesta, nem mencionamos os tais, mas já ouvi dizerem que são eles que "defendem a bandeira brasileira lá fora"). Como podem os milionários esportistas serem os tais patriotas e serem tão defendidos por muitos que habitam nosso enorme território? Eles moram em outro país e lá investem a maior parte de seu dinheiro. Muitos têm cidadania dupla, defender duas nações os torna melhores do que nós que cá estamos?
Temos aí o segundo grupo de grandes patriotas: a legião de fãs. Atentem, leitores, para o fato de que os jogadores são apenas um dos exemplos possíveis, talvez o mais valorizado em nosso país; seus fãs, por outro lado, são um número consideravelmente grande aqui na terra do Carnaval. Não necessariamente todo fã se enquadra no grupo que descrevo em seguida. Não é rotulação, apenas descrição comportamental de alguns e as ações não pertencem todas ao mesmo grupo. Estes sim são grandes defensores do país: jogam lixo no rio que querem ver limpo, não pagam impostos, alguns recebem ajuda do governo para "viver mais decentemente", vendem CDs piratas como forma de sobrevivência, esquecem de matricular seus filhos na escola mais próxima, aqueles que têm a chance de viajar para fora não jogam o cigarro nas ruas do Canadá porque lá é tudo limpinho e quando voltam ao território nacional permitem-se jogar um papel de bala porque "um a mais não fará diferença", esquecem a torneira aberta para atender ao telefone... É melhor parar por aqui porque a lista é interminável e não tenho tanto tempo assim para escrever.
Bem, se você gosta de viajar e sentir frio em outro continente você deixa de ser patriota? Se você não gosta de axé, pagode ou da bagunça do Carnaval você não defende seu país? É o que pensam do grupo a que pertenço e cansei de me explicar aos que criticam. Gostar de música brasileira é bem mais amplo que apreciar axé (e não sei mesmo como alguém aprecia aquilo), gosto de samba, chorinho e muitos dos meus amigos e colegas do grupo rotulado de "anti-nacionalista" também. Viajamos e no intercâmbio cultural deixamos no país visitado uma boa imagem do Brasil com o mesmo comportamento que temos em nosso território. Reciclamos. Pagamos os impostos. Estudamos e aplicamos o que aprendemos aqui. Compramos DVDs originais (e todo mundo ri dos "tolos"). Pensamos antes de votar. Falamos consideravelmente bem a nossa língua e a defendemos. Reclamamos do rio poluído sim, mas não jogamos o papel de bala que "não faz diferença".
Gostaria de saber, então, por que o jogador de futebol é mais nacionalista e patriota do que todos nós juntos? Alguns de nós inclusive sabemos jogar bola...

Nenhum comentário: